Mundo

Guerra na Ucrânia: Chegada do inverno dificulta avanços nas frentes

O aviso é feito pelos Ministério da Defesa do Reino Unido. Com a descida de temperaturas no campo de operações, “há poucas perspetivas de grandes mudanças naquela frente”.

Guerra na Ucrânia: Chegada do inverno dificulta avanços nas frentes
Alex Babenko

O Ministério da Defesa britânico adiantou este sábado que a chegada do inverno está a dificultar os avanços quer das forças ucranianas, quer das forças russas no leste da Ucrânia.

"À medida que o inverno se intensifica no leste da Ucrânia há poucas perspetivas de grandes mudanças naquela frente", referiu o Ministério da Defesa no relatório que divulga diariamente.

De qualquer forma, Londres destacou os "intensos combates terrestres" que continuam a acontecer nas regiões de Kupiansk, Avdiivka e na margem esquerda do rio Dnipro, onde os ucranianos conseguiram estabelecer uma linha de defesa.

As tropas ucranianas disseram ter conseguido expulsar as forças russas posicionadas naquela margem do rio, representando um "pequeno, mas significativo avanço estratégico".

Como resposta, os militares russos usaram "aviação tática", incluindo drones explosivos, para tentar imobilizar as tropas ucranianas.

As forças armadas ucranianas revelaram que as suas tropas afastaram 12 ataques do exército russo entre sexta-feira e sábado.

O rio é uma linha divisória natural ao longo da frente de batalha. Desde que se retiraram da cidade de Kherson e recuaram através do Dnipro, as forças russas têm bombardeado comunidades no lado do rio controlado pelos ucranianos para impedir que os soldados de Kiev avancem em direção à Crimeia, anexada pela Rússia.