Mundo

Hamas procura prolongar acordo, Israel não confirma

O grupo de rebeldes já disponibilizou uma nova lista de reféns que serão libertados esta quarta-feira. Com o cessar-fogo de quatro dias, a população palestiniana no sul da Faixa de Gaza tem recebido apoio humanitário.

Loading...

As negociações sobre uma nova extensão da trégua entre Israel e o Hamas prosseguem. O grupo islamista já se mostrou disponível para prolongar o acordo, mas Telavive não confirma a existência de um acordo. Diz que já recebeu a lista dos reféns que serão libertados esta quarta-feira.

Como prometia o acordo entre Israel e o Hamas, esta terça-feira foram libertados mais reféns num momento acompanhado por uma multidão em êxtase. Ao todo foram libertados 12 reféns - 10 mulheres dos 17 aos 84 anos e 2 tailandeses.

Mia Leimberg, a mais nova do grupo, foi libertada juntamente com a mãe, a tia e estava acompanhada da cadela Bella no momento da libertação. Em troca dos reféns do Hamas, foram libertados 30 prisioneiros palestinianos - 15 menores de idade e 15 mulheres.

Esta quarta-feira é último dia anunciado de trégua, mas existe a possibilidade de um prolongamento. O Famas já veio dizer que está disposto a estende-la por mais quatro dias.

Com o cessar-fogo destes últimos dias, a população palestiniana que fugiu para o sul tem conseguido receber a ajuda de que necessita desesperadamente. Resta saber até quando se irá manter esta pausa humanitária.

Tudo indica que, Israel se vá focar no sul da Faixa de Gaza, onde acredita que estão escondidos agora os principais lideres do grupo terrorista. Recorde-se que foi para esta região que o Governo israelita tem apelado aos civis palestinianos para se deslocarem.

Esta quarta-feira, há registo de dois incidentes com tiros de canhão ao largo da costa sul de Gaza. Pelo menos dois palestinianos ficaram feridos. Houve ainda um ataque das forças israelitas ao campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, do qual terão resultado mais quatro feridos.