Mundo

Londres abre centros para acolher sem-abrigos da tempestade

A primeira tempestade de neve da temporada está a afetar o leste dos Estado Unidos. Na Europa Central, as temperaturas baixaram repentinamente.

Loading...

Esta quinta-feira o nordeste britânico acordou branco. Escócia, Inglaterra e Irlanda do Norte registaram nevões intensos. As temperaturas negativas afetam em especial as zonais rurais.

A situação deve manter-se nos próximos dias, com o gelo a poder complicar o trânsito no primeiro fim-de-semana de dezembro.

O presidente da câmara de Londres declarou situação de emergência climática severa e abriu dormitórios para albergar pessoas em situação de sem abrigo.

A Agência Nacional de Saúde do Reino Unido prevê que a situação possa gerar um aumento da afluência às urgências até dia 5 de dezembro.

Na Alemanha

Os alemães estão habituados a invernos rigorosos, mas este ano as temperaturas baixas trouxeram a neve em maior quantidade do que é habitual nesta altura do ano. As autoridades lançaram um alerta na terça-feira a recomendar permanecer em casa.

Um pouco por todo o país, está um cenário de caos nas estradas. Pelo menos duas pessoas morreram e as autoridades tiveram de resgatar centenas que ficaram presas no interior dos respetivos veículos, devido à chuva ou à neve. Como é hábito nos países da Europa central, as autoridades estavam atentas à previsão meteorológica.

Ao contrário das equipas de emergência, muitos alemães foram apanhados de surpresa até porque até agora ainda poucos sinais havia de um tempo mais rigoroso.

Recordes de chuva em 50 anos

Em Istambul, novembro costuma ser um mês chuvoso mas nada do que se tem registado nos últimos dias. Há 50 anos que não chovia tanto nesta região. Os ventos fortes também causaram estragos e arrastaram um petroleiro para a costa. O navio foi evacuado e os 11 tripulantes saíram ilesos.

As ruas de Buffalo, no estado de Nova Iorque, ficaram totalmente tapadas por um manto de neve que obrigou à intervenção das equipas de emergência. Dez estados estão sob alerta devido à conjugação de ventos fortes com chuva ou neve. O aviso está em vigor até ao próximo domingo.

Importa recordar que 2023 é ano El Niño, o que aumenta a probabilidade de fenómenos meteorológicos extremos.