O youtuber norte-americano que provocou a queda de um pequeno avião para obter visualizações nas redes sociais foi condenado a seis meses de prisão. O caso aconteceu há dois anos.
O pequeno avião caiu na Floresta Los Padres, na Califórnia, 35 minutos após a descolagem.
De acordo com o departamento de justiça dos EUA, o acidente foi orquestrado pelo piloto para promover uma empresa com quem tinha um contrato.
Trevor Jacob, de 30 anos, confessou isso mesmo em tribunal: a queda do aparelho foi deliberada e fazia parte de um acordo para obter patrocínios.
As imagens de novembro de 2021 foram vistas por mais de três milhões de pessoas. Perante o alegado problema técnico do aparelho, Trevor Jacob, atleta apaixonado por desportos radicais, aparece no vídeo a saltar do avião, com um pau de selfie na mão. O acidente foi filmado de todos os ângulos, o que também levantou suspeitas.
Após a queda do aparelho, disse às autoridades que não sabia onde o avião tinha caído. No entanto, a investigação revelou que ele próprio recuperou os destroços com um amigo.
Os procuradores responsáveis pelo caso consideram que o "comportamento imprudente" não pode ser tolerado, diz a agência de notícias AFP. O homem "provavelmente cometeu o crime para gerar cobertura mediática e para ter ganhos financeiros nas redes sociais", concluem.