Uma menina britânica de oito anos foi eleita a melhor jogadora europeia de xadrez. Após vencer grandes mestres do jogo, com um desempenho “impressionante”, Bodhana Sivanandan surpreendeu o mundo do xadrez no Campeonato Europeu de Xadrez Blitz 2023, que decorreu este fim de semana em Zagreb, Croácia.
Bodhana derrotou a mestre internacional de Inglaterra Lorin D'Costa, que é mais de 30 anos mais velha, antes de levar o primeiro prémio feminino do evento.
A criança, que estuda na escola primária de Harrow em Londres, venceu o prémio feminino com uma pontuação de 8,5/13 pontos.
Ao anunciar o resultado, a União Europeia de Xadrez enalteceu a “super talentosa” menina de oito anos, que alcançou um “resultado surpreendente”.
Também a jogadora de xadrez profissional Irina Bulmaga frisou seu desempenho “inacreditável”, dizendo que a menina Sivanandan ganhou o primeiro "entre as mulheres à minha frente e de um monte de outras jogadoras experientes”.
Bodhana Sivanandan ficou em 73.º lugar tabela geral no evento deste fim de semana, ficando à frente de vários mestres consagrados do xadrez.
Participaram do evento um total de 555 jogadores, entre eles 48 peritos do xadrez.
O mestre internacional inglês e comentador de xadrez, Lawrence Trent, disse não ter "dúvida nenhuma " de que a menina de oito anos se tornará a melhora jogadora de Inglaterra.
“Bodhana Sivanandan é um dos maiores talentos que testemunhei nos últimos tempos”, escreveu o especialista em xadrez nas redes sociais.
A Federação Inglesa de Xadrez também deu os parabéns à atleta: “Muito bem, Bodhana. Um desempenho fantástico”.