Mundo

Pai Natal negro encanta crianças em comunidade do Rio de Janeiro

A iniciativa de uma ONG tem o objetivo de reforçar a diversidade e a inclusão da população de zonas pobres da periferia da cidade.

Loading...

Crianças de comunidades do Rio de Janeiro receberam prendas este ano das mãos de um Pai Natal negro.

No campo desportivo da comunidade da Manilha, no subúrbio do Rio, onde os moradores enfeitam as casas com as tradicionais decorações à espera do Natal.

As personagens importadas da Europa também fazem parte da festa no país tropical, e ajudam a povoar a imaginação das crianças. A maioria negra, que tem como referência o pai natal, com características nórdicas, de pele e olhos claros, criado por publicitários norte americanos, no final do século 19.

O Pai Natal surgiu a partir de meados do século III, na região que agora é a Turquia. Os historiadores acreditam que o bom velhinho era originalmente moreno, uma informação importante para quem carece de referência sobre a cor da própria pele.

Mas na inocência da infância, o que mais importa é a visita ilustre e a distribuição de prendas, que recebem com muita naturalidade o Pai Natal diferente, mas que nunca foi tão igual.