Mundo

Morreu Jacques Delors, ex-presidente da Comissão Europeia

O político francês presidiu a instituição europeia em décadas importantes para a sua solidificação, tanto nos anos 80 como 90.

Morreu Jacques Delors, ex-presidente da Comissão Europeia
Virginia Mayo

Jacques Delors morreu esta quarta-feira. O político francês, com papel importante na União Europeia, tinha 98 anos.

O antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, morreu hoje em Paris aos 98 anos, informou a sua filha Martine Aubry à agência France Presse (AFP).

"Morreu esta manhã (quarta-feira) na sua casa em Paris, enquanto dormia", afirmou Martine Aubry, presidente socialista da câmara de Lille.

Figura da construção do projeto europeu e considerado o "pai do euro", Jacques Lucien Delors foi presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995. Durante esses três mandatos, o político francês aprovou o Ato Único Europeu em 1986, que levou à criação do Mercado único Europeu em 1993.

Foi um dos protagonistas na transição da Comunidade Europeia em União Europeia, ao encaminhar os Estados Membros para a adoção da moeda única e para uma maior cooperação a nível da defesa.

Antes do cargo europeu, o currículo já era vasto, tendo feito carreira no Banco de França de 1945 a 1962. Foi também membro do gabinete do primeiro-ministro Jacques Chaban-Delmas entre 1969 e 1972.

Para além disso, dava aulas na Universidade de Paris-Dauphine nos anos 70.

Membro do partido socialistas Delors foi eleito em 1979 parlamentar europeu e presidiu a Comissão Económica Monetária até 1981.

De 1981 a 1984 foi ministro da Economia e Finanças.