Mundo

Mulher iraniana condenada a dois anos de prisão por publicar fotos sem véu

A mulher já tinha sido alvo de represálias por participar numa greve de apoio às manifestações desencadeadas pela morte da jovem curda iraniana Mahsa Amini, tendo a sua mercearia sido fechada em dezembro de 2022.

Mulher iraniana condenada a dois anos de prisão por publicar fotos sem véu
Canva

Um tribunal iraniano condenou uma mulher a dois anos de prisão por publicar diversas fotografias suas sem véu, denunciou, nesta sexta-feira, o seu advogado à agência de notícias formada por ativistas dos direitos humanos HRANA.

"A minha cliente foi condenada a dois anos de prisão por um tribunal de Behnahan, pela publicação no ciberespaço de imagens em que não usa o 'hijab' [véu islâmico]", explicou Chater Sefid, advogado da mulher condenada.

A mulher, identificada como Zeinab Jeniabpur, já tinha sido alvo de represálias por participar numa greve de apoio às manifestações desencadeadas pela morte da jovem curda iraniana Mahsa Amini, tendo a sua mercearia sido fechada em dezembro de 2022.

Além disso, e numa outra ocasião, Zeinab Jeniabpur foi condenada a três meses de prisão por um tribunal de Mahshahr por fazer "propaganda contra o regime".

Mahsa Amini morreu em setembro de 2022 quando estava sob custódia policial, depois de ter sido detida na capital do país, Teerão, por alegadamente usar o véu de forma incorreta.