No Reino Unido, mais de 250 localidades estão em alerta por causa das cheias. Milhares de quilómetros quadrados ficaram inundados. Além da chuva, os serviços meteorológicos britânicos já avisaram que está a chegar uma nova frente fria, que deverá durar até ao final da próxima semana.
O centro e o sul de Inglaterra são as regiões mais afetadas e onde existe maior risco do nível das águas continuar a subir. Mais de 250 localidades em todo o Reino Unido estão sob alerta. As autoridades dizem que o maior impacto pode mesmo ser este sábado, com os rios a subirem muito acima do normal.
Milhares de casas ficaram inundadas nos últimos dias e há centenas de estradas cortadas. Em vários locais, as pessoas tiveram de fugir das suas habitações. Muitas foram resgatadas pelas autoridades. Os que já conseguiram voltar sentem a desolação de quem perdeu quase tudo.
O apoio às populações afetadas pelas cheias, já está a ser um argumento político com a oposição trabalhista a acusar o Governo de não dar resposta. O primeiro-ministro, Rishi Sunak, diz que está tudo sob controlo.
Entretanto, os serviços meteorológicos britânicos anunciam que se aproxima uma frente polar, com ventos muitos fortes, e que as temperaturas vão baixar a partir deste sábado. A vaga de frio deverá durar até ao final da próxima semana.