Mundo

"Não há nenhuma aldeia no Líbano onde não possam entrar e desmantelar"

A tensão entre Israel e o Líbano tem vindo a aumentar. O chefe de Estado-Maior do exército de Israel garante que as forças israelitas irão lutar no Líbano da mesma forma que lutam em Gaza.

Loading...

O chefe do Estado-Maior do exército de Israel, Herzi Halevi, garante que, se for necessário, os israelitas vão lutar no Líbano da mesma forma que estão a combater na Faixa de Gaza. As declarações surgem em resposta ao ataque do Hezbollah a uma base do exército israelita, na terça-feira.

Depois do que fizeram em Gaza, não há nenhuma aldeia no Líbano onde não possam entrar e que não possam desmantelar. Iremos destacar-vos para onde for necessários e vocês farão o que tem de ser feito. Vai ser uma guerra longa, mas teremos resultados positivos”, disse Halevi aos soldados israelitas.

A escalada da tensão entre Israel e o Líbano tem aumentado desde terça-feira da semana passada, quando um atentado à bomba em Beirute, atribuído a Israel, matou o número dois do Hamas, Saleh al Arouri. Nos últimos dias, os dois países têm trocado ataques.

Esta terça-feira, o Exército israelita reivindicou a morte do comandante da unidade regional do Hezbollah no sul do Líbano, num ataque aéreo, depois de ter eliminado na véspera outro líder militar do grupo xiita libanês.

Um avião da Força Aérea israelita "eliminou o comandante da unidade aérea da região sul do Líbano do Hezbollah", de acordo com as forças israelitas, que identificaram o líder militar como Ali Hussein Barji.

Também acusaram o comandante do Hezbollah de ser responsável pelo ataque desta terça-feira contra um quartel-general do Exército no norte de Israel.