As primárias norte-americanas começam esta segunda-feira. O processo começa no Iowa com a eleição do candidato do partido republicano às eleições presidenciais.
Apesar dos processos que enfrenta na Justiça, as sondagens dão a vitória a Donald Trump, com 48% das intenções de voto. Logo a seguir está a ex-embaixadora dos Estados Unidos junto da ONU Nikki Haley e o governador da Florida, Ron DeSantis.
Uma vitória no estado do Iowa não representa mais que 1% dos delegados que votam nas convenções partidárias. O mesmo processo vai acontecer nos restantes estados dos EUA.
Só em junho é que serão conhecidos os candidatos oficiais à presidenciais de novembro.
No último comício antes das eleições no Iowa, Donald Trump atacou a presidência de Joe Biden e os adversários republicanos. O antigo Presidente disse ainda que Nikki Haley e Ron DeSantis não servem para o cargo de Presidente. Deixou ainda um apelo ao voto.
"Uma coisa importante que digo em todos os discursos. Não fiquem sentados. Mesmo que achem que estamos a ganhar por muito, não interessa. Têm de ir votar. Ao fazermos isto, estamos a preparar tudo para novembro porque estamos em boa forma. Estamos muito bem no Iowa", disse Trump