Mais de 100 voos registaram este domingo atrasos à chegada a Nova Deli. A capital da Índia é uma das cidades mais afetadas pelo que fenómeno que, de acordo com os meteorologistas, poderá agravar-se na terça-feira.
A circulação ferroviária e rodoviária continua a realizar-se, mas de forma muito lenta, causando enormes atrasos e transtornos na circulação.
Esta segunda-feira, a população da capital, com quase 33 milhões de habitantes, faz-se ao ritmo que o nevoeiro permite. As escolas, o comércio, serviço e indústrias continuam a funcionar, mas todos os setores sofrem o impacto das dificuldades de circulação.
De acordo com o Flightradar24, pelo menos 168 voos saíram com atrasado do aeroporto de Nova Deli, esta manhã, e 56 aviões não chegaram mesmo a descolar.
O Instituto de Meteorologia da Índia prevê para esta segunda-feira uma vaga de frio e nevoeiro muito intenso na capital, fenómeno que se deverá tornar mais intenso esta terça-feira, com a temperatura mínima a chegar aos 4 graus.
Esta é uma situação que se tem verificado com regularidade na Índia.
Também no final do ano passado, várias cidades no Norte do país foram envolvidas por uma espessa camada de neblina, quando o frio regressou.
Sobretudo em Nova Deli, onde o nevoeiro se conjuga com níveis de poluição agravados nos últimos anos, os casos de doenças respiratórias registaram um aumento.