A crise no Mar Vermelho pode chegar a Portugal. Os ataques dos Houtis a navios comerciais estão já a provocar atrasos, sobretudo na chegada de componentes informáticos e para a indústria têxtil. A situação está a ter efeitos que poderão agravar-se a uma escala mundial.
"Estamos a verificar atrasos em alguns segmentos, sobretudo no retalho especializado, no que diz respeito a material informático, componentes, e eventualmente também no têxtil", diz Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), dizendo acreditar que a situação não se prolongue por muito mais tempo.
Os ataques dos Houthis contra navios no Mar Vermelho começaram em outubro, após o início da guerra entre Israel e o Hamas, declarando o seu apoio ao Hamas e atacando navios que se dirigissem para Israel
Os ataques intensificaram-se em novembro e dezembro, tornando mais caro os custos das navegações.
Ao desviar as rotas do Canal do Suez para o Cabo da Boa Esperança, aumentam os custos de transporte e prolonga-se a duração das viagens entre 10 a 12 dias.