Mundo

Israel intensifica ofensiva e ordena evacuação parcial de Khan Younis

Israel rejeita trocar os reféns por um cessar-fogo em Gaza. O primeiro-ministro insiste que a ofensiva só terminará com a erradicação do Hamas. No território, o dia ficou já marcado pela intensificação dos combates em Khan Younis.

Khan Younis
Loading...

Com apoio aéreo, as tropas israelitas apertaram ainda mais o cerco a Khan Younis. Na maior cidade do sul da Faixa de Gaza, as últimas imagens são de combates nas ruas destruídas. Telavive garante que permanecem escondidos líderes do Hamas e ordenou a evacuação de áreas onde vivem ainda milhares de civis.

O ministério da Saúde, controlado pelo movimento islamita, anunciou dezenas de vítimas num bombardeamento que atingiu um centro da Organização das Nações Unidas (ONU).

Só nas últimas 24 horas, terão chegado mais de 200 corpos ao hospital al Nasser, em Khan Younis. Muitas das vítimas foram já sepultadas nos terrenos das imediações do hospital.

Novos ataques no Mar Vermelho

No Conselho de Segurança da ONU, António Guterres voltou a criticar a recusa israelita de tréguas imediatas, assim como a rejeição da solução de dois Estados. Netanyahu, que se reuniu esta quarta-feira com o chefe da diplomacia britânica, mantém as justificações para a guerra.

Noutra frente deste conflito, os Estados Unidos relataram já mais ataques a navios no Mar Vermelho e confirmaram novos bombardeamentos a posições dos Houthis no Iémen.