É a última votação antes da Super Terça, com primárias a realizarem-se em 14 estados norte-americanos. Joe Biden enfrenta o primeiro teste no Michigan com a crescente contestação das comunidades árabe e muçulmana, pelo apoio a Israel no conflito em Gaza.
Em 2020, foram decisivos para a vitória de Joe Biden no Michigan mas muitos eleitores árabes e muçulmanos tencionam demonstrar o descontentamento pela forma como o presidente está a gerir o conflito em Gaza.
Este descontentamento vai agora a votos, nas eleições primárias, onde Biden poderá enfrentar alguns contratempos, tratando-se de um estado com uma população árabe politicamente muito ativa, em particular nos 'campus' de algumas prestigiadas universidades, onde os alunos se têm manifestado contra o regime do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Os consultores políticos de Biden estão particularmente preocupados com o efeito do apoio da Casa Branca a Israel nas zonas de subúrbio de cidades como Detroit, onde a causa pró-palestiniana é muito popular.
Mas, se esta posição de Biden pode afetar parcialmente a candidatura do Presidente nas primárias democratas, os assessores da Casa Branca estão bem mais preocupados com o impacto que esse descontentamento poderá ter quando se tratar da campanha para as presidenciais de novembro.
Do lado republicano, Trump sabe que não terá dificuldade em bater a sua única adversária ainda no terreno, a ex-embaixadora Nikke Haley, e já pensa apenas em provocar danos na candidatura democrata, aproveitando-se das primárias no Michigan para se afirmar como alternativa a Biden, incluindo em política externa.
Trump tem transmitido mensagens ambíguas sobre o conflito no Médio Oriente, mostrando-se solidário com Israel, mas garantido que lidaria com a guerra em Gaza de forma muito diferente da adotada por Biden.
O que é a Super Terça?
A eleição que determinará o novo presidente americano acontecerá apenas em novembro, mas a corrida para determinar o morador da Casa Branca já começou. No próximo dia 5, ocorre o primeiro grande evento da disputa eleitoral, a Super Terça, um dos dias mais tradicionais do calendário político norte-americano.
A Super Terça é o dia em que vários estados têm eleições primárias. É também o dia em que se determinam as escolhas dos candidatos de um ou dos dois partidos.