Mundo

Papa Francisco foi ao hospital fazer exames de rotina

O líder da igreja católica tem cancelado alguns compromissos nos últimos dias por causa de uma gripe. Esta quarta-feira dirigiu-se a um hospital em Roma, apenas para fazer exames de rotina, tendo já regressado ao Vaticano.

Papa Francisco
Papa Francisco
REMO CASILLI

O Papa Francisco foi esta quarta-feira ao hospital de Roma para fazer exames de rotina, segundo a imprensa italiana. Contudo, já voltou para o Vaticano. O líder da igreja católica tem estado com gripe, tendo cancelado a sua agenda novamente na passada segunda-feira. Faltou a reuniões no sábado, mas domingo dirigiu-se normalmente aos fiéis no Vaticano.

Durante uma audiência geral no Vaticano nesta quarta-feira, o Papa afirmou ainda não estar totalmente recuperado.

“Ainda estou um pouco constipado”, afirmou quando chegou à audiência, de cadeira de rodas.

Nesta audiência, foi Filippo Ciampanelli, um dos seus assessores, quem leu parte do seu discurso, tal como já tinha acontecido anteriormente.

Francisco, com 87 anos, é o terceiro pontífice mais velho a governar a Igreja no últimos 700 anos.

No mês passado, o Papa não conseguiu terminar um discurso por causa de uma bronquite. Em dezembro, cancelou a viagem ao Dubai para participar na COP28, por causa de uma inflamação pulmonar. No ano passado, esteve internado duas vezes em Roma, no Hospital Gemelli - quatro dias em março, e 10 dias em junho, depois de uma operação a uma hérnia abdominal.

Ainda assim, os seus médicos afirmam que apesar dos seus problemas respiratórios e de mobilidade, Francisco está muito bem de saúde.

Com LUSA