Mundo

Objeto em chamas atirado contra a embaixada de Israel em Haia

A polícia não revelou pormenores sobre o tipo de objeto atirado. Sabe-se, contudo, que foi detido um homem suspeito de estar relacionado com o incidente.

Objeto em chamas atirado contra a embaixada de Israel em Haia
Anadolu

Uma pessoa por identificar atirou esta quinta-feira um "objeto em chamas" contra a embaixada israelita em Haia, indicou a polícia local, que confirmou a detenção de um indivíduo aparentemente relacionado com o incidente, que terminou sem vítimas.

Numa publicação na conta da corporação na rede social X, a polícia da capital neerlandesa adiantou que o incidente ocorreu por volta das 10:50 locais (09:50 em Lisboa), sem dar pormenores sobre o tipo de objeto atirado.

"Prendemos um suspeito. Não há feridos", referiu a polícia, acrescentando ter sido encontrada uma mochila na zona, que passou a fazer "parte da investigação".

Por seu lado, a embaixada israelita confirmou o incidente e sublinhou ser "inaceitável que um ataque deste tipo ocorra nos Países Baixos".

"Felizmente, ninguém ficou ferido. Estamos confiantes de que as autoridades tomarão todas as medidas possíveis para evitar este tipo de ataques", acrescentou.

"Este facto demonstra as consequências perigosas da tendência preocupante para o aumento do ódio e do incitamento. Este ódio não pode ser tolerado", declarou a legação diplomática israelita numa declaração também na conta da rede social X.

O incidente ocorre no meio de tensões acrescidas devido à ofensiva militar de Israel contra a Faixa de Gaza, na sequência dos ataques de 7 de outubro do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que causaram cerca de 1.200 mortos, além de 240 reféns.

A retaliação israelita, consubstanciada numa ofensiva militar, já fez cerca de 32.000 mortos palestinianos, além de mais de 420 na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.