A França vai entregar "centenas" de veículos blindados antigos, mas "ainda funcionais", e mísseis Aster, no quadro de um novo pacote de ajuda a Kiev na guerra contra a Rússia, anunciou este sábado o ministro das Forças Armadas francês.
"Para manter uma linha da frente tão grande, o exército ucraniano precisa, por exemplo, dos nossos veículos blindados de combate: isto é absolutamente fundamental para a mobilidade das tropas", afirmou Sébastien Lecornu, numa entrevista ao jornal francês La Tribune, publicada hoje à noite.
De acordo com o governante, "estes equipamentos antigos, ainda operacionais, poderão beneficiar diretamente a Ucrânia em grandes quantidades".
"Falamos de centenas de veículos, para 2024 e início de 2025", acrescentou.
Os veículos blindados de combate, com mais de 40 anos, estão a ser substituídos no exército francês por veículos blindados de nova geração, Griffon.
Respondendo aos pedidos de Kiev para reforçar a capacidade de defesa antiaérea do país, Paris vai também "desbloquear um novo lote de mísseis Aster 30".
"Estamos também a desenvolver munições telecomandadas, num curto espaço de tempo, para as entregarmos à Ucrânia neste verão", revelou.