O Governo prometeu a entrega das fardas, mas a verdade é que há polícias à espera há quatro meses, seis meses… ou até muito mais tempo. Fartos de esperar, aproveitaram o dia das mentiras (apesar da situação bem real) para protestar essa situação através de um vídeo onde aparecem sem calças.
A polícia da Baviera, no sul da Alemanha, está a passar por uma situação incomum: a escassez de uniformes. Para chamar a atenção do problema, o sindicato publicou um vídeo nas redes sociais onde aparecem dois agentes a andarem pela rua sem calças.
“A pior piada de 1 de abril de todos os tempos: polícia na Baviera despe-se”, é assim que o sindicato da polícia alemã descreve a frustração que muitos profissionais sentem na hora de vestir as calças.
“Há quanto tempo estás à espera?”, pergunta um agente a uma colega.
“Quatro meses. E tu?”, responde.
"Seis meses”.
Depois deste diálogo, os polícias saem do carro e seguem por uma rua sem calças.
Se muitos acham piada, o representante do sindicato na Baviera, Jürgen Köhnlein, surge logo de seguida no vídeo para dizer que não há nada de engraçado nesta situação e que a falta de fardas “é uma falta de respeito”.
Jürgen Köhnlein explicou ainda que a farda de polícia é composta por 21 peças e que essas estão todas indisponíveis durante meses. O Governo tem dado explicações sobre a situação e garante que tem tentado resolver o problema, culpando os fornecedores. Para além disso, a pandemia e a guerra na Ucrânia foram outros dois fatores que não ajudaram.
Para tentar encontrar uma solução viável, autoridades estaduais vão assumir a logística de entrega das fardas, prometendo que até 2023 irá existir um novo centro logístico na Baviera.