Pelo menos seis pessoas morreram este sábado vítimas de um esfaqueamento num centro comercial em Sidney, na Austrália.
O suspeito atacou indiscriminadamente várias pessoas com uma faca dentro do centro comercial, antes de ser baleado pela polícia.
Há ainda vários feridos, incluindo um bebé, hospitalizados em estado grave, confirmou a polícia em conferência de imprensa.
O ataque ocorreu no centro comercial Westfield, no subúrbio de Bondi Junction, pelas 16h00 (hora local), 7h00 em Lisboa. Centenas de pessoas foram retiradas do local e as estradas circundantes estão cortadas.
As autoridades estão a investigar os motivos do ataque, mas já descartaram que se se possa tratar de uma ação terrorista.
Segundo o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, o autor do ataque parece ter agido sozinho.
"Para todos nós, esta noite, as cenas terríveis em Bondi Junction estão para além das palavras e da compreensão", sublinhou Anthony Albanese em conferência de imprensa.
O primeiro-ministro australiano lamentou também os “acontecimentos devastadores ocorridos em Bondi Junction” na rede social X (antigo Twitter).
"Os pensamentos de todos os australianos estão com as pessoas afetadas e os seus entes queridos", pode ler-se na mensagem.
Penny Sharpe, governadora interina do Estado de Nova Gales do Sul, disse ter ficado “chocada” com o sucedido e enviou condolências às famílias das vítimas.