Mundo

Ataques de gangues obrigam centenas de pessoas a fugir da capital do Haiti

Centenas de pessoas começaram a deixar a capital do Haiti desde a última onda de violência na passada sexta-feira. O Haiti está numa profunda crise política e de segurança, provocando cada vez mais mortos.

Loading...

Os ataques começaram ao fim do dia de quarta-feira da semana passada em pelo menos quatro bairros localizados a sudoeste do principal aeroporto internacional, que permanece fechado há quase dois meses por causa da violência dos gangues.

Dezenas de famílias procuram um teto e um lugar para dormir. Depois dos ataques, a ONU descreveu as condições dos acampamentos que recebem deslocados como deploráveis e alega ainda que as pessoas correm o risco de violência, exploração sexual, falta de comida e de bens essenciais.

O Haiti está numa profunda crise política e de segurança que já deixou centenas de mortos. Desde fevereiro, o território foi tomado de assalto por gangues que controlam quase todo o país, uma situação que levou à demissão do primeiro-ministro do país.

Um conselho presidencial de transição já foi nomeado e terá agora a tarefa de formar governo e, posteriormente, organizar as eleições no país, que deverão acontecer em fevereiro de 2026.

Cinco polícias feridos após ataque de gangues contra Palácio Nacional do Haiti