Mundo

China não estará presente na Cimeira de Paz na Suíça

A Suíça enviou convites a mais de 160 delegações, incluindo a membros do G7, do G20, da União Europeia e a representantes do Vaticano. 80 países já confirmaram a presença, incluindo Portugal.

China não estará presente na Cimeira de Paz na Suíça
Karin Slade

A China não irá participar na Cimeira da Paz que terá lugar na Suíça, nos dias 15 e dia 16 de junho, porque não foram cumpridas as exigências que tinha apresentado.

O Governo neutro da Suíça procura abrir caminho para a resolução do conflito na Ucrânia, motivo por que tem apelado à participação das nações convidadas, das quais não faz parte a Rússia.

A Agência Reuters sabe que a China foi convidada, no entanto declinou uma vez que as exigências que apresentou não foram cumpridas.

Pequim pretendia que a cimeira fosse reconhecida tanto pela Rússia como pela Ucrânia, que houvesse uma participação igual de todas as partes e que houvesse uma discussão justa de todas as propostas.

Recorde-se que a China tem laços estreitos com a Rússia e tem-se abstido de criticar a sua invasão da Ucrânia, mas já se ofereceu anteriormente para ajudar a mediar o conflito.

A Suíça enviou convites a mais de 160 delegações, incluindo a membros do G7, do G20, da União Europeia e a representantes do Vaticano. 80 países já confirmaram a presença, incluindo Portugal, que vai estar representado pelo Presidente da República e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.