Mundo

Agricultores em protesto bloqueiam fronteira entre Espanha e França

A poucos dias das eleições europeias, os agricultores franceses e espanhóis voltaram aos protestos e cortaram várias estradas, que ligam os dois países. Exigem limites para os produtos importados fora da União Europeia e o fim dos impostos sobre a energia na agricultura.

Loading...

Quilómetros de estradas bloqueadas entre Espanha e França. Esta segunda-feira, centenas de tratores pararam a circulação de carros na fronteira entre os dois países. Agricultores espanhóis e franceses uniram-se numa manifestação contra os regulamentos da União Europeia.

"É importante porque em França é complicado dedicarmo-nos à agricultura. Ela foi esquecida durante cerca de 20 anos ou talvez mais, portanto, temos de lutar pelos nossos filhos e para podermos alimentar as pessoas", diz Sylvain Fourriques, agricultor francês.

"Estamos aqui por um motivo muito simples, para conseguir uma soberania alimentar, principalmente entre muitas outras coisas, para eliminar a burocracia e conseguir que o nosso produto seja valorizado, porque se importamos produtos de outros países com materiais que a União Europeia nos proíbe de usar, a partir daí já não podemos competir", explica Inigo Gonzales, agricultor espanhol

Pedem o fim dos impostos sobre a energia utilizada na atividade agrícola e que haja controle dos produtos importados de fora da União Europeia.

As autoridades francesas proibiram a circulação de carros até ao fim do protesto e cortaram as duas vias da principal ligação entre França e Espanha.