Mundo

Paraquedistas saltam de aviões da Segunda Guerra Mundial para os céus da Normandia

A iniciativa deu início às comemorações do Dia D. Vejas as imagens do momento.

Loading...

Uma dezena de paraquedistas saltou de aviões da Segunda Guerra Mundial, este domingo, sobre a Normadia, em França, local que marca a história da vitória dos Aliados. A iniciativa marcou o início de uma semana de cerimónias para comemorar os sacrifícios feitos pela geração em rápido desaparecimento de tropas aliadas que lutaram no Dia D, há 80 anos, na Segunda Guerra Mundial.

A 6 de junho de 1944, soldados dos Estados Unidos, do Reino Unido, do Canadá e de outras nações aliadas desembarcaram em cinco praias. Estes ex-militares, já em número reduzido, com o mais jovem com cerca de 90 anos e muitos outros com mais de 100 anos, participaram na iniciativa de domingo.

Os eventos da próxima semana, que incluirão fogos de artifício, saltos de paraquedas, comemorações e cerimônias solenes, contarão com a presença de líderes mundiais.

Estas cerimónias são encaradas como uma oportunidade para passar efetivamente o bastão da memória às gerações atuais que agora veem novamente a guerra na Europa, na Ucrânia.

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, o Presidente dos EUA Joe Biden e a realeza britânica estão entre as personalidades convidadas para as comemorações. O Presidente russo, Vladimir Putin, ficou de fora da lista de convidados.

Já em abril, os organizadores afirmaram que o Presidente russo não seria convidado para nenhum evento comemorativo, devido à invasão contínua da Ucrânia pelo país.

Durante uma conferência de imprensa na passada quinta-feira, um representante da presidência francesa confirmou a ausência da Rússia, sugerindo que a mera sugestão estava a alimentar tensões entre a França e as nações aliadas.

"A Rússia não foi convidada. As condições para a sua participação não existem, dada a guerra de agressão lançada em fevereiro de 2022, que aumentou nas últimas semanas", afirmou.