Mundo

Quatro reféns israelitas resgatados com vida da Faixa de Gaza

O correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, da conta de todos os detalhes sobre a operação militar israelita que levou ao resgate bem sucedido de quatro reféns.

Quatro reféns israelitas resgatados com vida da Faixa de Gaza
Marko Djurica

As forças israelenses resgataram quatro reféns no centro da Faixa de Gaza, este sábado, avança fonte militar israelita, citada pela agência Reuters. Os quatro reféns, três homens e uma mulher, que foram sequestrados no festival de música a 7 de outubro, foram levados ao hospital para exames médicos. O correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, dá conta dos detalhes sobre a operação militar israelita que levou ao resgate bem sucedido de quatro reféns.

Loading...

O resgate de quatro reféns aconteceu em dois locais do campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, onde têm corrido intensos ataques nos últimos dias.


Na manhã de hoje, durante "uma difícil operação especial em Nuseirat, quatro reféns israelitas foram libertados", adiantou o Exército em comunicado.

Loading...


De acordo com a mesma fonte, os reféns resgatados são Noa Argamani, 25 anos, Almog Meir Jan, 21, Andrey Kozlov, 27, e Shlomi Ziv, 40, que tinham sido sequestrados pelo Hamas durante um festival de música a 7 de outubro de 2023.

Marko Djurica

"Eles estão em bem" e foram transferidos para um centro médico para exames médicos adicionais, avançou ainda o comunicado, adiantando que a operação foi realizada pelo Exército, por agentes do Shin Bet e pela força de elite Yamam em dois locais Nuseirat.

Marko Djurica


"Numa atividade operacional heroica, os nossos combatentes conseguiram libertar quatro reféns do cativeiro do Hamas e devolvê-los à sua casa em Israel", salientou o ministro da Defesa, Yoav Gallant, que acompanhou a operação desde a sala de comando.


Desde o início da guerra, Israel e o Hamas só chegaram a um acordo de tréguas de uma semana no final de novembro, que permitiu a libertação de 105 reféns em troca de 240 prisioneiros palestinianos.


A guerra em curso entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, a 7 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos, segundo Telavive.


Durante este ataque, 251 pessoas foram feitas reféns, 116 dos quais ainda permanecem em Gaza, incluindo 41 mortos, de acordo com os números do Exército israelita.


Na sequência do ataque do Hamas, Israel lançou uma ofensiva em Gaza que já provocou mais de 36 mil mortos e uma grave crise humanitária no território, de acordo com as autoridades tuteladas pelo Hamas, grupo classificado como uma organização terrorista pelos Estados Unidos, Israel e União Europeia.

(Última atualização - 13:48)