A Apple apresentou na segunda-feira a nova versão do sistema operacional dos iPhones - o iOS 18.
Para já, esta versão está disponível apenas para ser testada por programadores. O lançamento para o resto dos utilizadores deverá acontecer apenas em setembro, como habitual.
O que muda?
A principal mudança é a possibilidade de personalizar o ecrã principal. A partir do iOS 18 poderá reorganizar as aplicações da forma que entender, movendo-as livremente no ecrã e criando espaços entre elas se pretender dar destaque à fotografia de fundo.
Para além disto, vai poder mudar as cores dos ícones ao seu gosto e até até um modo noturno.
No ecrã bloqueado, vai passar a ser possível trocar os atalhos da lanterna e da câmara para outras aplicações.
Também há novidades na central de controlo, que dá acesso a opções de Wi-Fi, Bluetooth, nível do som, brilho do ecrã e outros. Com o iOS 18, a Apple cria novas áreas dentro desta central, onde poderá controlar, por exemplo, a reprodução de música.
No campo da segurança, passará a ser possível bloquear e esconder aplicações, ficando o acesso às mesmas restrito a um código de autenticação.
Algumas aplicações também vão ser atualizadas, incluindo as Mensagens. O serviço de RCS - Rich Communication Services - funciona agora em mensagens trocadas com utilizadores Android, passa também a ser possível personalizar o texto com negritos, sublinhados e rasurados e ainda agendar mensagens.
Que iPhones vão receber a atualização?
Para além de ter apresentado o iOS 18, a Apple revelou também que modelos de iPhone vão receber esta atualização e quais ficam de fora. Eis a lista.
iPhones que recebem o iOS 18
- Phone 15, 15 Plus, Pro e Pro Max
- iPhone 14, 14 Plus, Pro e Pro Max
- iPhone 13, 13 Mini, Pro e Pro Max
- iPhone 12, 12 Mini, Pro e Pro Max
- iPhone 11, 11 Pro e Pro Max
- iPhone XS e iPhone XS Max
Os iPhones que ficam de fora
- iPhone SE
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus