O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, já chegou à Coreia do Norte, esta terça-feira, para uma visita de 24 horas ao país, de acordo com a agência de notícias russa Interfax.
O chefe de Estado russo visita o país a convite do líder norte-coreano, Kim Jong Un - que visitou a Rússia em setembro do último ano. É a primeira visita em mais de 24 anos de Putin àquele que é um dos regimes mais fechados do mundo. Trata-se também de um agradecimento de Putin pelo apoio militar do regime norte-coreano à invasão da Ucrânia. A Coreia do Norte é um dos maiores produtores mundiais de munições e tem sido fornecedor dos russos no conflito.
Na contagem decrescente até à chegada do Presidente da Rússia, um vídeo da banda militar russa passou repetidamente no único canal televisvo da Coreia do Norte, e pelas ruas de Pyongyang foram pendurados retratos do visitante, assim como a bandeira russa.
Na véspera desta viagem, Putin emitiu uma ordem presidencial em que afirmou que iria assinar um “tratado de parceria estratégica” com a Coreia do Norte – que deverá incluir um acordo de segurança.
A visita está a ser seguida com preocupação pelo Ocidente. Depois de Pyongyang, Vladimir Putin segue para o Vietname, para continuar a tentar reforçar as ligações com os tradiconais aliados da Rússia.