Mundo

Arménia reconhece oficialmente Estado da Palestina

O Ministério dos Negócios Estrangeiros arménio disse ainda que o país é a favor de uma solução de dois Estados para o conflito Israel-Plaestina.
Arménia reconhece oficialmente Estado da Palestina
SOPA Images

A Arménia reconheceu oficialmente, esta sexta-feira, o Estado da Palestina como um passo para a paz no Médio Oriente, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros arménio num comunicado.

"Reafirmando a sua fidelidade ao direito internacional e aos princípios da igualdade, da soberania e da coexistência pacífica dos povos, a República da Arménia reconhece o Estado da Palestina", declarou o ministério.

No comunicado, citado pela AFP, o ministério sublinhou ainda a "situação crítica em Gaza" e referiu que este reconhecimento desafia Israel, que se opõe a tais medidas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros arménio disse que o país apoia a resolução das Nações Unidas sobre um cessar-fogo imediato em Gaza e que é a favor de uma solução de dois Estados para o conflito Israel-Palestina.

Hussein al-Sheikh, secretário-geral do Comité Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), saudou a decisão da Arménia sobre o reconhecimento.

"Esta é uma vitória do direito, da justiça, da legitimidade e da luta do nosso povo palestiniano pela libertação e independência", sublinhou na rede social X.

No final de maio, a Espanha, a Irlanda e a Noruega também reconheceram oficialmente o Estado da Palestina.