Mundo

Sul da Europa atingido por onda de calor: termómetros batem nos 40ºC

O sul da Europa está a ser atingido por uma onda de calor, com temperaturas a rondar os 40 graus. Os ventos do Norte de África estão a fazer subir os termómetros nos países dos Balcãs, em Espanha, Grécia e Itália.

Loading...

São precisos apenas três ingredientes para fazer granita: gelo, açúcar e fruta. A sobremesa semicongelada, tradicional da Sicília, tem sido o refresco de muitos turistas que passeiam pela capital da ilha italiana, Palermo, nestes dias de calor extremo. Sicília deve registar, este fim de semana, temperaturas acima dos 40 graus em algumas zonas do interior da ilha. Este ano, o verão parece ter batido à porta mais cedo:

"O inverno em Palerma durou cerca de uma semana e, mesmo assim, foi intermitente e não contínuo. Já podemos dizer que, desde o início de maio, estamos em pleno verão. Em casa, já ligámos os aparelhos de ar condicionado", conta Nizar Piccolo, um habitante de Sicília.

E foi precisamente o elevado consumo de ar condicionado que provocou um apagão em vários países dos Balcãs, esta sexta-feira. Em causa esteve a sobrecarga nas redes elétricas de países como Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Albânia e a maior parte da costa adriática da Croácia.

Como o sistema de redes elétricas da Europa continental está ligado entre si, "quando há uma falha, é basicamente passada de um sistema para o outro", explica Danko Blazevic, o diretor da empresa croata de eletricidade HOPS.

Grande parte dos Balcãs ficou sem eletricidade durante várias horas. O corte de energia também provocou constrangimentos no trânsito na cidade portuária de Split, na Croácia, e nas capitais da Bósnia e de Montenegro, com os semáforos desligados e os transportes públicos parados.

As altas temperaturas também atingem países como a Sérvia, a Grécia e a Espanha. Portugal escapa a esta onda de calor, numa altura em que os ventos do norte de África fazem disparar os termómetros em vários países do sul europeu.