O embaraço no primeiro debate refletiu-se na imprensa dita de referência. New York Times, Wall Street Journal e The Economist questionam a capacidade do Presidente norte-americano.
O conselho editorial do New York Times considera que Biden deve ceder o lugar e o Washington Post apresenta 10 opções de candidatos à corrida.
Muitos americanos foram surpreendidos no debate de quinta-feira com um Presidente hesitante, por vezes incompreensível e apático.
"No debate foi a múmia contra o pateta. Na minha opinião, foi uma perda de tempo para quem esteve a ver", diz um cidadão americano.
O Presidente octogenário reagiu com outro vigor, na noite seguinte ao debate: "Já não ando tão facilmente, já não falo com tanta facilidade, já não debato tão facilmente, mas há coisas que sei, e sei como dizer a verdade", disse Joe Biden, Presidente norte-americano.
Mudar de candidato a quatro meses das eleições só com a concordância do próprio que está taco a taco com Donald Trump.
"Esta corrida não será decidida por uma noite em junho. Esta corrida será decidida por vocês", afirma Kamala Harris, vice-Presidente dos Estados Unidos da América.
"As próximas semanas serão difíceis. Vai ser difícil, mas a politica é algo incerto. Nunca saberemos o que irá acontecer, especialmente numa corrida entre estes dois", explica Aron kall, analista político da universidade de Michingan.
Enquanto se tenta livrar de um debate amplamente criticado, Joe Biden angaria apoio na comunidade LGBTQ+ em Nova York com a lenda pop Elton John.
"Estamos numa batalha pela alma da América. Quando olho para o orgulho, para a esperança, para a vida que todos vocês mostram, sei que será uma batalha que vamos ganhar e continuar a fazer progressos", diz Joe Biden
"Como o Presidente Biden nos relembrou, enfrentamos um momento decisivo. Defendemos a nossa visão, os nossos valores? Ou deixamos a desinformação e bodes expiatórios fazer retroceder o progresso? Nem pensar!", acrescenta Elton John, artista.
As eleições presidenciais norte americanas estão agendadas para 5 de novembro.