Mundo

Eleições em França: milhares de pessoas protestaram em Paris contra a extrema-direita

As ruas de Paris foram ocupados durante a última noite por milhares de manifestantes, que quiseram demonstrar o seu desagrado para com o crescimento da extrema-direita no país, evidenciado no resultado das legislativas de domingo.

Milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas de Paris, no domingo, contra a vitória do partido de extrema-direita União Nacionalque, no mesmo dia, venceu as eleições legislativas francesas com cerca de 34% dos votos. Durante o protesto foram registados momentos de tensão entre os manifestantes e a polícia, bem como atos de vandalismo.

Segundo o canal francês TV5 Monde, foram cerca de 8.000 as pessoas que se reuniram na Praça da República, na capital francesa, para demonstrarem o seu desagrado para com o resultado do sufrágio de domingo.

A manifestação foi convocada pela Nova Frente Popular (Nouvelle Union Populaire, em francês), tendo contado com intervenções de dirigentes de todos os partidos, entre os quais o líder da França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, e o secretário nacional do PS francês, Olivier Faure.

A tensão foi subindo de tom ao longo do protesto, o que conduziu a pilhagens e cenas de violência entre manifestantes e as autoridades.

Vários caixotes do lixo foram incendiados e montras de lojas acabaram destruídas, o que obrigou a polícia a dispersar quem se encontrava no local.

Fabrizio Bensch
Manifestantes partem montras na capital francesa.
Fabrizio Bensch
Parisienses protestam contra a extrema-direita em Paris.
Fabrizio Bensch

A agência Lusa escreve que, com bandeiras da coligação, da Palestina, ou com o arco-íris representativo do movimento LGBTQIA+, os milhares de manifestantes foram entoando cânticos como "não queremos fachos", "siamo tutti antifascisti", "no pasarán" ou a música Bella Ciao.

Noutras cidades de França, o cenário repetiu-se. O TV5 Monde noticia que, em Lyon, cerca de 800 pessoas reuniram-se para protestar contra a extrema-direita, em resposta a um apelo de vários grupos antifascistas e de extrema-esquerda. A manifestação pela cidade ficou também marcada por alguns incidentes.

A União Nacional foi a formação mais votada na primeira volta das eleições legislativas francesas realizadas este domingo, com cerca de 34% dos votos, à frente da coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP, 28,5%) e da centrista Juntos pela República (22%), de acordo com as primeiras projeções.