Mundo

Número de feridos nas festas de San Fermín sobe para 15

Apesar dos riscos, estas festividades atraem, todos os anos, milhares de pessoas. O festival começou no sábado passado e termina no próximo domingo.

Número de feridos nas festas de San Fermín sobe para 15
SERGIO MARTIN

Pelo menos sete pessoas ficaram esta quinta-feira feridas durante as festas de San Fermín, elevando para 15 o número de feridos nas corridas de touros que aconteceram em Pamplona, no norte de Espanha.

De acordo com a RTVE, televisão pública do país, os feridos foram transferidos para o hospital universitário de Navarro, mas apenas um ficou hospitalizado. Trata-se de um homem, de 56 anos, que sofreu traumatismo cranioencefálico. Todos os outros sofreram apenas algumas contusões.

Durante as corridas, os touros perseguem os corredores pelas ruas estreias num caminho que se estende ao longo de 800 metros. A proximidade entre o público e os animais causa alguns riscos.

Até ao momento, não há registo de mortes na edição deste ano das festas, ao contrário do que aconteceu 2009.

As festas de San Fermin começaram novamente com a sombra de crimes de violência sexual. Nas primeiras horas, depois da largada de touros foi registada uma agressão sexual a uma mulher na zona de Casco Viejo.

As festas de San Fermín acontecem todos os anos. Durante as celebrações, a cidade, que tem 200 mil habitantes, chega a reunir um milhão de pessoas para comemorar o santo que dá nome às festas. O festival começou no sábado passado e termina no próximo domingo.