Mundo

Sul da Ásia afetado por chuvas intensas, pelo menos 15 pessoas morreram na Índia e no Bangladesh

Inundações na Índia e no Bangladesh afetaram centenas de milhares de pessoas e há o registo de mais de uma dezena de vítimas mortais. Também a província de Granada, em Espanha, foi afetada por chuvas fortes nas últimas horas.

Loading...

A chuva intensa surpreendeu quem estava na província de Granada, em Espanha. A água entrou nas casas e derrocadas e deslizamentos de terra fizeram temer o pior. Foram mobilizados os bombeiros e a Guardia civil espanhola. Apesar dos estragos, não houve vítimas a registar.

Do outro lado do mundo, no sul da Ásia, os dias também têm sido marcados por chuvas intensas, mas aqui as consequências são ainda mais graves. Índia e Bangladesh partilham fronteira e partilham também 54 rios. Um deles, com nascente no estado indiano de Tripura, galgou as margens e provocou estragos.

Centenas de milhares de pessoas foram afetadas nos dois lados da fronteira. O número de vítimas mortais ultrapassou a dezena. As autoridades já emitiram um comunicado onde avisaram a população de que o nível da água pode continuar a subir.

Na quarta-feira, estudantes de Daca, capital do Bangladesh, organizaram uma manifestação de protesto contra a Índia, por esta alegadamente ter aberto as comportas de uma barragem, o que ajudou a agravar a situação. A Índia não nega a libertação de água da barragem, mas diz que as chuvas são a principal causa das inundações.

No Japão, o estado do tempo também causou problemas. Em Tóquio a circulação de uma linha de comboio teve de ser suspensa e voos tiveram de ser cancelados no aeroporto de Haneda.