A Marinha mexicana apreendeu mais de sete toneladas do que acredita ser cocaína, na sexta-feira passada, em duas operações distintas, que ficaram registadas em vídeo.
As imagens captadas pelas autoridades mexicanas mostram o momento em que um helicóptero persegue três lanchas que seguiam a grande velocidade, a sudoeste da cidade de Manzanillo, no estado mexicano de Colima.
Após uma intensa perseguição, os 15 traficantes foram intercetados e detido pelas autoridades, que contabilizaram que seguiam a bordo dos três navios 126 pacotes que continham 5.6 toneladas de droga.
Para além dos estupefacientes, foram ainda apreendidos 1.000 litros de combustível.
Numa segunda operação, ao largo da cidade de Lazaro Cardenas, no estado de Michoacán, navios da Marinha do México e um helicóptero recolheram das águas do Pacífico 32 pacotes de droga que estavam a flutuar e que continham, no total, 1.6 toneladas do que as autoridades acreditam ser cocaína.
Posteriormente, foi ainda intercetada uma lancha de pequenas dimensões que teria sido responsável pelo transporte da droga.
A Marinha mexicana divulgou também imagens das dezenas de pacotes de estupefacientes expostos num navio-patrulha ao lado de militares e de um helicóptero.
Com Reuters