A tempestade tropical Yagi atingiu o norte da Filipinas com rajadas superiores a 100 quilómetros por hora e chuvas torrenciais. Era tanta água que na província de Rizal houve moradores que procuraram refúgio no telhado de algumas casas.
“A água estava a jorrar aqui e, do outro lado, subiu quase até ao telhado das casas. Alguns residentes ficaram encurralados e tiveram de fugir pelos telhados das casas. Colocámos uma escada no nosso telhado para que pudessem descer da nossa casa”, conta Glória Nicolas, moradora do Rizal.
“As águas das cheias atingiram metade da altura das casas e noutras zonas atingiram os telhados. Entre as 07:00 e as 08:00 a água não parava de subir, mas agora começou a baixar porque a chuva diminuiu”, explica Marsolito Asares, morador do Rizal.
Com água pela cintura, milhares de pessoas improvisaram jangadas para colocar a salvo alguns bens. A tempestade tropical causou pelo menos nove mortos e 10 feridos e obrigou ao cancelamento de dezenas de voos domésticos e viagens de ferry.
As chuvas torrenciais levaram as autoridades de Manila a suspender as aulas na área metropolitana onde se receia que a tempestade provoque aluimentos de terras.
No sul da Índia, as imagens de drone mostram bem a dimensão das cheias após dias de chuvas intensas.As inundações repentinas deixaram centenas de moradores isolados e outros forçados a atravessar as zonas alagadas.
Com veículos submersos e estradas transformadas em rios, os barcos das equipas de resgate não conseguem acudir a todos os pedidos de ajuda. Falta luz, água potável e alimentos.
“Os meus pais estão retidos em casa. não há comida nem água para eles. As equipas de salvamento e o pessoal da polícia não conseguem chegar até eles. Ninguém é capaz de os ajudar”, relata uma moradora local.
As autoridades receiam agora que as inundações provoquem um aumento de doenças infeciosas.