Mundo

Tempestade Helene deixa várias zonas em alerta no sudeste dos EUA

Subiu para 44 o número de mortos na sequência da passagem da tempestade que atingiu vários estados norte-americanos. Várias zonas estão completamente inundadas e mantém-se o estado de alerta máximo.

Loading...

As autoridades dos vários estados norte-americanos atingidos pela tempestade Helene dizem que o número de vítimas mortais vai aumentar nas próximas horas e dias.

No sudeste do país, há ainda muitas localidades isoladas, por causa das cheias, e só quando as equipas de resgate conseguirem chegar a todo o lado, vai ser possível fazer um balanço final. Pelo menos 6 estados estão em alerta.

O nível das águas dos rios e lagos continua muito acima do normal e nas zonas mais em risco mantém-se a ordem de evacuação.

O temporal, um dos mais poderosos a atingir a região, deixou de ser um furacão de categoria 4 e passou à categoria de tempestade tropical. Mas continua a provocar chuvas torrenciais e há o perigo, dizem os governos locais, de algumas barragens não aguentarem a pressão e ser preciso fazer descargas de emergência, que vão causar ainda mais cheias.

No nordeste do Tennesse mais de 50 pessoas, sobretudo doentes, tiveram de ser resgatadas do telhado de um hospital que ficou completamente rodeado por água, em poucos minutos.

Na Florida e na Georgia, os dois estados mais atingidos, há centenas de famílias desalojadas, que perderam tudo. A chuva, além das inundações provocou dezenas de derrocadas. E o vento, que chegou a soprar com rajadas de mais de 220 ´quilómetros por hora, levantou os telhados e derrubou arvores e postes de alta tensão.