A passagem do tufão Kong-Rey em Taiwan fez pelo menos um morto e mais de 200 feridos, mas o balanço é provisório. É já considerada a mais poderosa tempestade a atingir o território nas últimas décadas.
As imagens captadas pelas câmaras de videovigilância mostram o momento em que o Kong-Rey chegou a Taiwan com rajadas de 184 quilómetros por hora.
Depois de passar pelas Filipinas, o supertufão atingiu a costa leste da ilha com vento forte, ondas até dez metros e chuva torrencial, que depressa inundou ruas, terrenos e casas.
O trabalho e as escolas estão suspensos por causa da tempestade que deixou meio milhão de casas sem energia e obrigou ao cancelamento de transportes públicos e centenas de voos.
Por precaução, quase 10 mil habitantes de zonas de maior risco foram transferidos para abrigos e o Governo mobilizou milhares de soldados para ajudar nas operações de socorro.
Uma pessoa morreu após a queda de uma arvore e há já centenas de feridos contabilizados, mas o balanço de vítimas e estragos é provisório.
Com um raio de 320 quilómetros, o Kong-Rey é já considerado o mais extenso tufão a atingir Taiwan em quase 30 anos