Quem visitar Roma nas próximas semanas vai deparar-se com um cenário diferente na Fontana di Trevi. O monumento está a sofrer obras de manutenção a propósito do Jubileu 2025, um evento Católico que arranca a 24 de dezembro e, como tal, o acesso está vedado.
Mas se pensa que não pode cumprir a tradição de atirar moedas pelo ombro, engana-se. A câmara municipal de Roma pensou em tudo e instalou uma piscina temporária, em frente à fonte, para que os turistas possam continuar a atirar a moeda.
A autarquia diz que a instalação da piscina também foi pensada para proteger os trabalhadores que estão a realizar as obras de restauro no monumento.
As opiniões dividem-se entre italianos e estrangeiros. "A coisa mais triste que eu já vi em Itália", “Acho que é um gesto muito doce, permitir que as pessoas ainda possam fazer isso”, “Parece uma piscina insuflável do Lidl”, “É muito romântico”, foram alguns dos comentários nas redes sociais.
Reza a lenda que, se atirar uma moeda para a fonte, vai regressar a Roma. Se atirar duas moedas, vai encontrar o amor numa cidade italiana ou apaixonar-se por um(a) italiano(a), por último, se atirar três moedas, vai casar com a pessoa que conheceu.
