Mundo

Pelo menos 10 pessoas já morreram em erupção de vulcão na Indonésia

O vulcão que está em erupção numa das ilhas do leste da Indonésia, e que já provocou dez mortes, está a obrigar milhares de pessoas a fugirem da região. As autoridades locais estabeleceram uma zona de exclusão de sete quilómetros, em redor da montanha.

Loading...

Depois de algumas horas de sossego, o vulcão na ilha indonésia das Flores voltou a entrar em erupção. Os vulcanologistas falam em 7 novas erupções, nas últimas 24 horas, que criaram uma coluna de fumo e cinzas com mais de 8 quilómetros de altura.

Pelo menos 10 pessoas morreram, desde o início da semana, vítimas da lava e dos terramotos que se sentem em toda a região. Milhares receberam ordens para abandonarem as casas e procurarem refúgio em zonas mais seguras.

Foi criada uma área de exclusão, em redor da montanha, com um raio de 7 quilómetros onde não pode estar ninguém, mas há ordem de evacuação para todos os que vivem num raio que vai até 20 quilómetros de distância.

Já há dez mil pessoas a dormirem em abrigos improvisados, ou em casa de familiares e amigos, mas muitos residentes recusam-se a fugir e a polícia tem andado pelas aldeias a obrigar a população a sair.

Os cientistas dizem que é impossível prever novas erupções, mas é muito provável que continuem a acontecer. A montanha expeliu rios de lava, que cobriram tudo por onde passaram. Em alguns locais, a mais de 4 quilómetros de distância, caíram pedras incandescentes, de grandes dimensões, expelidas pelo vulcão, que destruíram e incendiaram dezenas de habitações.

O Governo decretou o estado de emergência, que vai estar em vigor durante os próximos dois meses.

A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos e, para além disso, fica no chamado anel de fogo do Pacífico, uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica.