Lahore, no Paquistão, tem sido a cidade mais poluída do mundo nas últimas semanas. Localizada perto da fronteira com a Índia, a região está coberta por densas nuvens de poeira, emissões poluentes e fumaça, resultado de queimadas ilegais feitas por agricultores indianos. O vento empurra o fumo para o lado paquistanês, piorando ainda mais a qualidade do ar.
Em várias cidades da Índia, a visibilidade está tão comprometida que dezenas de voos foram cancelados ou adiados. Os hospitais estão sobrecarregados com doentes, principalmente crianças, que sofrem de problemas respiratórios e cardiovasculares, como asma e alergias. O nível de partículas prejudiciais à saúde no ar está muito acima do considerado seguro.
No Vietname, as autoridades alertaram a população para se proteger e evitar sair de casa, caso possível, ou usar máscara de proteção. A capital, Hanói, e outras regiões estão imersas numa espessa nuvem de poluição.
Em Jacarta, na Indonésia, a situação é igualmente grave, com a falta de vento e a baixa humidade a tornar o ar ainda mais difícil de respirar. A cidade, com mais de 10 milhões de habitantes, é uma das mais poluídas do sudeste asiático.
