As Filipinas acusam as autoridades chinesas de embater intencionalmente contra um navio no Mar do Sul da China.
O vídeo do momento mostra a embarcação da Guarda Costeira chinesa a ir contra um barco do Gabinete de Pescas e Recursos Aquáticos, uma agência governamental filipina.
Nas imagens é possível ver ainda o navio chinês a disparar um canhão de água contra as antenas de navegação da embarcação das Filipinas.
Pequim diz que se limitou a exercer controlo.
Navios filipinos terão tentado entrar em águas territoriais chinesas depois de ignorarem vários avisos. A região do Mar do Sul da China é disputada pela China, que assumiu o controlo em 2012, e pelas Filipinas.
Tensões entre China e Filipinas têm vindo a aumentar
Pequim reivindica praticamente todo o mar do Sul da China, incluindo águas e ilhas próximas das costas de vários países vizinhos, apesar de uma decisão de um tribunal internacional em 2016.
Filipinas, Brunei, Malásia, Taiwan e Vietname também reivindicam vários recifes e ilhotas neste mar, algumas das quais podem abrigar ricas reservas de petróleo.
Nos últimos meses, as tensões entre a China e as Filipinas têm vindo a aumentar. Em abril, as Filipinas acusaram a China de danificar dois navios e bloquear uma ilha. Em março registaram-se duas colisões entre navios chineses e filipinos e em junho mais um incidente.