Mundo

Papa Francisco já tem as chaves do novo (e exclusivo) papamóvel 100% elétrico

Ao contrário de outros veículos, este é exclusivo do Sumo Pontífice e, agora, adaptado aos novos tempos. Apesar de manter a cor branco-pérola, o SUV de luxo de tamanho médio G-Class da empresa alemã ganhou novas valências mais amigas do Papa e do ambiente.

O Vaticano apresentou esta semana o novo papamóvel 100% elétrico da Mercedes-Benz, que o Papa Francisco utilizará para circular entre os peregrinos na Praça de São Pedro e em outros locais que visite.

Esta nova versão do SUV de luxo de tamanho médio G-Class tem um assento mais alto para Francisco ter uma perspetiva mais ampla e também para ser visto por aqueles que estejam mais longe.

A cor mantém-se, não fosse o branco a cor tradicional do Papa, mas o assento deste novo papamóvel tem aquecimento e uma barra de apoio para que Francisco possa equilibrar-se melhor quando for de pé no veículo.

"Cada pormenor é único", destaca o CEO do Grupo Mercedes-Benz, Sten Ola Kallenius, reconhecendo que foram necessárias “centenas de horas de trabalho para construir um papamóvel único e feito à mão”.

Não é que haja interessados, uma vez que este é um veículo exclusivo do Sumo Pontífice, mas o Vaticano não adianta qualquer informação sobre quando será a estreia ou sobre as características de segurança do novo papamóvel. Por outro lado, a Mercedes recusa revelar o valor do veículo.

A verdade é que, como recorda a agência Reuters, desde que assumiu o Pontificado em março de 2013, o Papa Francisco tem evitado os veículos à prova de bala, optando por estar o mais próximo possível das pessoas.

Francisco tem alertado também para a importância das questões ambientais e, em algumas viagens ao estrangeiro, como aconteceu no ano passado em Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, circulou sempre em carros eléctricos. Pelo que, este novo papamóvel responde a essa preocupação.

As características únicas do novo papamóvel

A Mercedes explica, desde logo, que “o sistema de propulsão elétrica do novo Classe G 580 com tecnologia EQ (consumo de energia combinado: 30,4-27,7 kWh/100 km | Emissões combinadas de CO₂: 0 g/km | Classe de CO₂: A) foi adaptado para aproveitar totalmente as vantagens dos quatro motores próximos às rodas para o propósito especial de viagens lentas em aparições públicas”.

Na parte traseira, “o banco foi substituído por um assento único centralmente posicionado e ajustável em altura” e que continua a ser giratório para que o Papa possa “mover-se de forma flexível e dirigir-se ao público de diferentes ângulos”.

“Atrás do assento único, dois assentos individuais foram integrados à esquerda e à direita para passageiros adicionais, destaca a marca alemã.

Outra novidade é a remoção de parte do tejadilho e da porta traseira esquerda.