Por terras nórdicas, o futuro da mobilidade elétrica já é uma realidade palpável. A Noruega tornou-se o primeiro país do mundo a ter mais veículos a bateria do que a gasolina nas estradas. Em 2024, nove em cada 10 carros vendidos no país foram elétricos.
Um número impressionante que coloca os noruegueses na vanguarda da mobilidade sustentável e muito perto do objetivo de vender apenas veículos com emissões zero até 2025.
"A Noruega será o primeiro país do mundo a eliminar praticamente todos os veículos com motores a gasolina e a gasóleo do mercado de automóveis novos. foi muito rápido e já mais de 25% de todos os veículos de passageiros na estrada são elétricos", diz Christina Bu, da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos.
Ano após ano, a venda de veículos totalmente elétricos no país tem disparado. Em 2024, correspondia já a 89% das vendas.
Apesar de ser um dos principais produtores de petróleo, a Noruega penaliza automóveis a combustão com impostos elevados, ao mesmo tempo que isenta ou dá generosas reduções fiscais aos elétricos. O objetivo é tornar estas viaturas mais atrativas, algo importante para um povo e país dispertos para as alterações climáticas.
Mas toda esta transição exige um esforço comum. Mais veículos elétricos nas estradas norueguesas significa que há setores que vão ter de se adaptar à nova realidade.
O compromisso de acabar com veículos poluentes no país começou há décadas e a Noruega está já muito perto de alcançar objetivo. Um passo a favor do ambiente e do futuro das gerações norueguesas.