Mundo

Los Angeles pintada de cor-de-rosa: uma medida contra o fogo controversa

Nos últimos dias foram despejados milhares de litros de um líquido cor-de-rosa nas zonas afetadas pelo fogo na Califórnia. Chama-se Phos-Chek e é um retardante de chamas associado a risco de poluição aquática e morte de animais.

As autoridades da Califórnia estão a usar um retardante de chamas para combater os Incêndios na região de Los Angeles que estão a cobrir tudo de cor-de-rosa.

Milhares de litros desta mistura de água e produtos químicos foram despejados por aviões-tanque nos últimos para evitar reacendimentos nas zonas devastadas pelo fogo.

Segundo a BBC, trata-se de um produto chamado Phos-Chek, criado pela empresa Perimeter. É usado pelo Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia desde 1963 e frequentemente usado no combate a incêndios em todo o mundo.

Contudo, em 2022, grupos ambientalistas contestaram o uso do produto químico, argumentando que polui os rios, causando a morte de peixes e outros animais.

Por iniciativa de uma organização constituída por funcionários do Serviço Florestal dos EUA foi aberta uma ação judicial, mas a justiça decidiu que o produto poderia continuar a ser usado, argumentando que os incêndios teriam efeitos mais devastadores do que os provocados pelo uso de Phos-Chek.

Está proibido o lançamento do retardante em zonas ambientais sensíveis, como cursos de água e habitats de espécies ameaçadas de extinção, mas existem exceções à lei em casos “em que a vida humana ou a segurança pública estejam ameaçadas”.

O Phos-Chek é composto por uma mistura de 80% de água, 14% de sais do tipo fertilizante e 6% de corantes e inibidores de corrosão.

O rosa foi a cor escolhida por ajudar bombeiros e pilotos de aviões-tanque a identificar os locais onde o produto já foi usado.

A Perimeter alerta que produto deve ser limpo assim que possível com água morna e detergente, uma vez que será cada vez mais difícil de remover de superfícies e objetos uma vez seco.