Mundo

Vulcão Kilauea, no Havai, entra em erupção pela segunda vez em menos de um mês

Esta quinta-feira, o vulcão havaiano voltou a expelir magma através de uma das suas crateras, mas as autoridades locais garantem que não há populações em risco. A qualidade do ar pode ser afetada por causa das altas taxas de emissão dos gases vulcânicos.

Vulcão Kilauea, no Havai, entra em erupção pela segunda vez em menos de um mês
USGS/N. Deligne

O vulcão Kilauea, no Havai, entrou em erupção na madrugada desta quinta-feira, com o Observatório do Vulcão Havaiano a relatar que os fluxos chegam a atingir 60 metros de altura.

Nas últimas semanas, o vulcão havaiano, um dos mais ativos do mundo, tem vindo a entrar em erupção por diversas vezes. A última foi a 23 de dezembro.

Loading...

Esta quinta-feira voltou a expelir magma através de uma das suas crateras, mas as autoridades locais garantem que não há populações em risco.

Já a qualidade do ar, por sua vez, pode ser afetada por causa das altas taxas de emissão dos gases vulcânicos.

A "fonte de lava" do vulcão havaiano tem expelido matéria a uma altura de cerca de 60 metros, de acordo com o Observatório do Vulcão Havaiano, citado pela Associated Press.

A página de Youtube do Serviço Geológico dos Estados Unidos está a transmitir em direto a erupção vulcânica.

A erupção de dezembro passado teve fluxos de lava de cerca de 80 metros, que cobriram uma área de terreno de quase dois quilómetros quadrados.