Mundo

Deportações nos EUA: 1.200 imigrantes deixam o país todos os dias

Desde que Trump tomou posse, multiplicam-se ações policiais de busca e detenção de imigrantes ilegais. Em Newark, às portas de Nova Iorque, a presença portuguesa é histórica e também poderá ser atingida por deportações.

Migrantes deixam os EUA
Loading...

Estão a ser deportadas, em média, por dia, 1.200 pessoas dos Estados Unidos da América. E pela primeira vez, aviões da Força Aérea transportam migrantes ilegais, levados para os países de origem.

Um número não oficial de indianos é transportado para uma cidade no norte, o destino mais longínquo de que há registo nos Estados Unidos. A imprensa indiana fala em 100 a 205 deportados.

Outro destino é o centro de detenção de Guantánamo, na ilha de Cuba, para onde estão a ser enviados militares para cumprir ordens. Trump quer que a capacidade do local suba para 30.000.

As autoridades americanas não dizem se há mulheres e crianças no grupo, nem se sabe de que nacionalidades.

Nem as cidades "santuários" escapam

Desde que Trump tomou posse, multiplicam-se ações policiais de busca e detenção de imigrantes ilegais, mesmo em cidades apelidadas de santuário como Chicago ou Nova Iorque.

Na semana passada, foram presas cerca de 1.200 pessoas por dia, em comparação com as 300 que, em média, eram detidas em 2024, haja ou não qualquer suspeita.

Portugueses em risco?

Em Newark, às portas de Nova Iorque, a presença portuguesa é histórica e também poderá ser atingida por deportações.

Ainda que em números pouco relevantes, dado que a emigração lusa para os Estados Unidos é hoje reduzida.