Mundo

Estados Unidos e Irão retomam negociações sobre acordo nuclear este sábado

Já começaram, em Roma, as negociações entre o Irão e os Estados Unidos sobre o programa nuclear iraniano. Os Estados Unidos insistem que é impensável o Irão possuir armas nucleares, mas o Irão só aceita falar sobre a utilização pacífica da energia nuclear e o fim das sanções.

Loading...

O local escolhido foi a embaixada de Omã, em Roma. O Irão e os Estados Unidos voltam hoje à mesa das negociações para discutir o programa nuclear iraniano. O encontro acontece este sábado, depois de uma primeira fase de conversações em Omã, no Médio Oriente, na semana passada.

O clima é de tensão, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a ameaçar repetidamente desencadear ataques aéreos contra o programa nuclear iraniano, se não for alcançado um acordo.

As negociações entre os dois países, com quase 40 anos de relações praticamente cortadas, são uma evolução, mas as diferenças são ainda muito grandes.

O Governo iraniano está cada vez mais próximo de conseguir uma arma nuclear e quer limitar as negociações à questão da capacidade nuclear para fins energéticos e ao levantamento de sanções. Se houver entendimento, o Irão admite avançar com um acordo.

Este passo negocial acontece após semanas de tensão entre os dois países, que romperam relações diplomáticas pouco tempo depois da Revolução Islâmica, em 1979.

Qual o interesse de Donald Trump no programa nuclear do Irão?