Mundo

Acordo nuclear com Irão à vista? Trump diz que é isso ou “violência como nunca se viu”

O presidente dos Estados Unidos da América afirma que está perto de assinar um acordo com o Irão, para que deixe de ter armas nucleares. O país deverá aceitar fazê-lo em troca do levantamento imediato de todas as sanções económicas.

Loading...

Donald Trump garante que está prestes a fechar um acordo nuclear com o Irão. Esta manhã, durante uma visita ao Qataro presidente dos Estados Unidos da América (EUA) afirmou que há duas formas de resolver a situação, mas assegurou que recusa a mais violenta.  

Trump recebeu a bolambolo do último Mundial, organizado pelo Qatar em 2022, porque o próximo será já para o ano em três países: México, Canadá e Estados Unidos da América. O presidente dos EUA tem a bola nas mãos para, logo a seguir, a passar ao Irão, mas noutro jogo: o da política. Desta vez a jogada é um acordo entre os dois países sobre o programa nuclear iraniano. 

“O Irão praticamente concordou com os termos. Não vão fabricar o que eu chamos, de uma forma amigável, poeira nuclear. Não vamos produzir qualquer poeira nuclear no Irão. E temos sido fortes. Quero que eles sejam bem-sucedidos. Quero que acabem por ser um grande país, francamente, mas não podem ter uma arma nuclear”, defendeu. “É muito simples.” 

“Há dois passos. Há um passo muito, muito bom, e há um passo violento. Violência como nunca se viu. E oxalá não tenhamos de ir por aí. Não quero dar o segundo passo”, declarou. 

Antes destas declarações de DonaldTrump, o principal conselheiro do líder supremo do Irão disse à norte americana NBC News que o país está pronto para aceitar o acordo com os Estados Unidos em troca do levantamento imediato de todas as sanções económicas.

O Irão estará também disposto a descartar as reservas de urânio altamente enriquecido, a enriquecer urânio apenas até ao nível necessário para uso civil e a abrir as portas a inspetores internacionais. Este poderá ser o resultado de quatro rondas de negociações sobre o programa nuclear iraniano que começaram a 12 de abril.  

Quatro é também o número de dias que dura a viagem de Trump pelo Médio Oriente. Antes de fechar o penúltimo dia, o presidente norte-americano visitou os mais de 10 mil soldados que estão na maior instalação militar dos EUA no Médio Oriente, a base aérea localizada no Qatar. 

Trump segue agora para o último ponto da viagem, os Emirados Árabes Unidos.