Mundo

O caso que está a emocionar Espanha: bebé prematuro operado ao coração no dia do apagão

O pequeno Ferman, que nasceu com apenas 800 gramas, teve de ser alvo de uma cirurgia cardiotorácica. Só que, nesse mesmo dia, toda a Península Ibérica haveria de ficar às escuras. 

Loading...

Está a emocionar Espanha a história de um bebé prematuro, que nasceu com apenas 800 gramase que teve de ser operado ao coração para sobreviver. A operação que lhe salvou a vida aconteceu no dia do apagãona Península Ibérica. 

Acaba de fazer dois meses de vida, mas, por esta altura, ainda devia estar no útero da mãe, prestes a nascer. O pequeno Fernan nasceu a 3 de abril, dois meses antes do previsto. 

Durante a gravidez, o bebé nunca conseguiu ir além dos 800 gramas de peso. Foi preciso fazer uma cesariana para que, cá fora, na incubadora, se pudesse desenvolver. Só que, poucos dias depois de nascer, a situação complicou-se. 

“Detetou-se um problema - que é relativamente comum nos bebés com peso muito baixo - que é a persistência do canal arterial. Esse canal arterial é fundamental para os bebés durante a vida fetal, porque é o que lhes permite ter uma correta circulação sanguínea, mas quando nascem, o canal tem de fechar. Quando isso não acontece, dá problemas”, explica Cristina de Frutos, responsável de neonatalogia do Hospital de Burgos 

O Hospital de Burgos, que fica a 250 quilómetros de Madrid, não tem cirurgia cardiotorácica. O bebé teria de ser levado para a capital espanhola. Mas, com 800 gramas de peso, dificilmente sobreviveria à viagem. 

Estava muito frágil, muito vulnerável e instável. Qualquer movimento, sobretudo um transporte de ambulância até Madrid para o operar e trazê-lo de volta, acarreta um alto risco”, sublinha a médica. 

Duas cirurgiãs viajaram então de Madrid até àquele hospital e fizeram a operação ao coração do recém-nascido prematuro. A operação aconteceu num dia que fica para a História também por outro motivo. 

Foi no dia do apagão, no dia 28 [de abril]. Foi só acabar e, nem uma hora depois, deu-se o apagão. Foi quase um pequeno milagre”, afirma a mãe do bebé. 

Fernan tem estado a recuperar. A família não vê a hora de dar o passo seguinte e levar o bebé em segurança para casa.