Mundo

Trump desmente Macron sobre proposta de cessar-fogo: "É um tipo simpático, mas não acerta muitas vezes"

Termina esta terça-feira, no Canadá, a cimeira do G7. O encontro dos líderes das maiores economias mundiais ficou marcado pela situação no Médio Oriente e obrigou até Donald Trump a regressar mais cedo aos Estados Unidos.

Loading...

O presidente norte-americano ainda teve tempo para a tradicional fotografia de família, mas cancelou as reuniões que tinha agendadas para esta terça-feira com Volodymyr Zelensky e com a presidente do México.

Já a bordo do avião presidencial, Trump voltou a reforçar a posição dos EUA em relação ao Irão:

"O Irão não pode ter uma arma nuclear. É simples. Não é preciso aprofundar muito. Simplesmente, não podem ter uma arma nuclear", afirmou.

O presidente francês, Emmanuel Macron, adiantou entretanto que os Estados Unidos tinham feito uma proposta de cessar-fogo entre Israel e o Irão.

"Foi apresentada uma proposta, sobretudo para alcançar um cessar-fogo e iniciar discussões mais amplas. E penso que isso é positivo. Agora resta saber como os intervenientes vão reagir", declarou.

Mas Trump não gostou de ver Macron a falar em nome dos EUA e desmentiu-o rapidamente.

"Não estamos a tentar um cessar-fogo. Eu não disse isso. Isso foi o Emmanuel. É um tipo simpático, mas não acerta muitas vezes. Nós queremos algo melhor do que um cessar-fogo", respondeu.

Na declaração final da cimeira, os líderes do G7 reiteraram o compromisso com a paz no Médio Oriente e com a proteção dos civis. Mas apontaram o dedo ao Irão, que acusam de ser a principal fonte de instabilidade e terrorismo na região.